Corpo Docente

O corpo docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO/UFS) envolve professores de diferentes formações e experiências, abrangendo tanto a Engenharia de Produção quanto áreas afins, como a Administração e outras Engenharias, conforme apresentados a seguir:

► Prof.ª Dr.ª Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo Lima
anapaulahg@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Atualmente é professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (PPGEP-CAA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. No período de de 2010 a 2019 atuou como docente de Engenharia de Produção na UFPE. Possui graduação (2004) mestrado (2005) e doutorado (2009) em Engenharia de Produção (EP) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi coordenadora da graduação de EP do CAA-UFPE de 2011 a 2015 e coordenadora do PPGEP-CAA de 2016 a 2017. Atua como pesquisadora do INCT-INSID Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão (www.insid.org.br). Possui publicações em congressos nacionais e internacionais, capítulos de livros Lecture Notes e artigos em periódicos científicos, a exemplo do International Journal of Information Management, Mathematical Problems in Engineering e Journal of Enterprise Information Management. Suas pesquisas se concentram nas áreas de Gestão da Produção, Gestão da Informação e Pesquisa Operacional, focando em temas como decisão multicritério, avaliação de maturidade de sistemas produtivos e segurança da informação. ISI system (ResearcherID): https://publons.com/researcher/2546450/ana-paula-h-gusmao/ Scopus System: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55535864600 Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=x88sr7kAAAAJ

► Prof. Dr. Celso Satoshi Sakuraba
sakuraba@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Bacharel em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Nagoya, Japão (validado como doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo); atualmente professor adjunto do Núcleo de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe. Tem como áreas de interesse Pesquisa Operacional e desenvolvimento de sistemas.

► Prof. Dr. Cleiton Rodrigues de Vasconcelos
cleitongv@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual, Mestre em Engenharia de Produção (2013), MBA em Logística (2012), MBA em Planejamento e Gestão Estratégia (2010), Graduação em ADMINISTRAÇÃO de EMPRESAS. Professor da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia de Produção. Interesse em pesquisas nas áreas de Gerenciamento da Qualidade em Processos Produtivos e Serviços, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Empresarial, Lean Manufacturing and Service, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.

► Prof. Dr. Daniel Pereira da Silva
silvadp@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Engenheiro Industrial Químico (EEL/USP, 1993-1997), Daniel P. Silva é Mestre em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica - FCF/USP (1998-2000) e Doutor em Biotecnologia - EEL/USP (2001-2005), com doutorado/sanduíche (2005) e Pós-Doutorado (2006-2009, FCT/Portugal) no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho em Portugal - CEB/UMINHO. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2012-2014) e em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq - Nível 2 (2015 a 2017, e 2018 a 2020), é Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Biotecnologia na Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO/UFS e PROBIO/UFS, e também em Ciência da Propriedade Intelectual - PPGPI/UFS. Líder de Grupo de Pesquisa/CNPq intitulado "Integração de Processos Biotecnológicos" e Coordenador do Laboratório de Biomassa, Bioproduto e Bioenergia - L3Bio/UFS, possui pesquisas focadas nas interações entre as áreas de engenharias e sustentabilidade, visando melhor aproveitamento de resíduos agrícolas/agroindustriais em bioprocessos inovadores.

► Prof. Dr. Emerson Cleister Lima Muniz
cleister@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), Mestre e Graduado em Engenharia de Produção pelas Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e Universidade Federal de Sergipe (2011), respectivamente. Graduado em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação pela Universidade Tiradentes (2008). Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe. Concentra suas pesquisas nas áreas da Gestão e Inovação de Produtos e Serviços tendo a Experiência do Consumidor e os preceitos, métodos, técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento como base para este fim.

► Prof.ª Dr.ª Isabelly Pereira da Silva
isabellypereira@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Sergipe (2013) e doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), ponto focal da Universidade Federal de Sergipe (2020). Desde 2014 é professora efetiva do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe (DEPRO/UFS), atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, confiabilidade e manutenção. Desenvolve pesquisas nas áreas de aproveitamento de resíduos agroindustriais com linha de pesquisa voltada ao estudo da gaseificação de biomassa. Tem experiência em modelagem matemática de processos e fluidodinâmica computacional. Web of Science ResearcherID G-5010-2018. ORCID 0000-0002-5951-9785.

► Prof. Dr. Luciano Fernandes Monteiro
lucianofm@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Doutor em Engenharia de Processos pela UFCG em 2012. Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB em 2005. Especialista em Engenharia de Produção pela UFPB em 2002. Especialista em Gestão Empresarial na área de Recursos Humanos pela UEPB em 1997 e graduado em Administração de Empresas pela UEPB em 1989. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe, do curso de Engenharia de Produção. Tem experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção e Administração, lecionando os seguintes componentes curriculares: Administração da Produção, Ergonomia, Gestão da Qualidade Total, Logística Empresarial, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Sistemas de Gestão dos Recursos Naturais, Engenharia do Produto, Gestão de Projetos, Saúde e Segurança no Trabalho, Administração de Recursos Materiais, Sistemas de Informação Gerenciais, Tópicos Especiais em Engenharia de Produção OMSI e Administração de Empresas.

► Prof. Dr. Reynaldo Chile Palomino
reynaldo@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Ingenieria Industrial - Universidad Nacional de San Agustín (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Enxuta, Planejamento Programação e Controle da Produção, Logistica.

► Prof. Dr. Richard Andres Estombelo Montesco
restomb@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Titulo Profissional de Engenheiro Industrial - Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa (1991) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Doutorado Engenharia Química pela Unicamp. Pós-Doutorado Engenharia de Produção pela Ufscar. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da produção, Gerência de produção, Pesquisa operativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Procedimentos heurísticos, otimização e programação matemática, planejamento da produção, programação da produção (Scheduling), Sistemas APS (advancedplanning scheduling, CBS (constraint based search), sistemas de informação logística, cadeia de suprimentos (Supply chain).

► Prof.ª Dr.ª Simone de Cássia Silva
scassia@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Sergipe. Em 2011 assumiu a Coordenação do Núcleo de Engenharia de Produção de Sergipe e em 2012 foi nomeada pelo reitor como Coordenadora do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia e do Núcleo de Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em: inovação, gestão do conhecimento, ergonomia e segurança do trabalho.

► Prof.ª Dr.ª Veruschka Vieira Franca
veruschka@academico.ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é adjunto III da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção e Sistemas de Qualidade. Professora do programa de mestrado em administração da UFS desde 2011, atuando na linha de pesquisade gestão da inovacao e tecnologia. Em 2012 realizou pos-doutorado em Gestão em Engenharia de Sistemas naUniversity College London.

Notícias