Corpo Docente

O corpo docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO/UFS) envolve professores de diferentes formações e experiências, abrangendo tanto a Engenharia de Produção quanto áreas afins, como a Administração e outras Engenharias, conforme apresentados a seguir:

Prof. Dr. Celso Satoshi Sakuraba
sakuraba@ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Bacharel em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Nagoya, Japão (validado como doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo); atualmente professor adjunto do Núcleo de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe. Tem como áreas de interesse Pesquisa Operacional e desenvolvimento de sistemas.

Prof. Dr. Cleiton Rodrigues de Vasconcelos
cleitonrv@ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA / ORCID ID
Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual, Mestre em Engenharia de Produção (2013), MBA em Logística (2012), MBA em Planejamento e Gestão Estratégia (2010), Graduação em ADMINISTRAÇÃO de EMPRESAS. Professor da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia de Produção. Interesse em pesquisas nas áreas de Gerenciamento da Qualidade em Processos Produtivos e Serviços, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Empresarial, Lean Manufacturing and Service, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.

Prof. Dr. Daniel Pereira da Silva
silvadp@hotmail.com / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Professor/Pesquisador da Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Engenharia de Produção - NPR/UFS, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio - Doutorado), e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI - Mestrado e Doutorado), Daniel Pereira da Silva possui graduação em Engenharia Química - FAENQUIL (atual EEL/USP, 1993-1997), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica - FCF/USP (1998-2000 / bolsista FAPESP), doutorado em Biotecnologia - FAENQUIL (atual EEL/USP, 2001-2005 / bolsista FAPESP) com estágio doutorado/sanduíche (2005, apoio financeiro FAPESP-Brasil) e Pós-Doutorado (2006-2009, apoio financeiro FCT/Portugal) na área de Engenharia Química e Biológica no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho em Portugal - CEB/UMINHO. Líder de Grupo de Pesquisa/CNPq intitulado "Integração de Processos Biotecnológicos", Daniel P. Silva vem-se consolidando na realização de pesquisas focadas nas interações entre as áreas de engenharia química, bioquímica e biologia, visando melhor aproveitamento de resíduos agrícolas/agro-industriais, processos alternativos na obtenção de enzimas e biocombustíveis, bem como novos conceitos de bioprocessos.

Prof. MSc. Emerson Cleister Lima Muniz
eng.prod.emerson@gmail.com / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui Graduação em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação pela Universidade Tiradentes (2008), Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é Professor Efetivo do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe, atuando também como Presidente do Núcleo Docente Estruturante. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência do Projeto e do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Inovação, Gestão em Serviços, Inovação em Serviços.

Prof.ª Isabelly Pereira da Silva
isabelly@ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe (DEPRO/UFS). Atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, confiabilidade e manutenção. Atualmente, é aluna regular do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGB) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) vinculado à Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) em nível de doutorado.

Prof. João Ricardo Correia Andrade
jricardo_ca@yahoo.com.br/ Currículo Lattes
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe (2016).Atualmente é professor substituto no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe (DEPRO/UFS). Aluno regular do curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS), linha de pesquisa de Inovação e Tecnologia. Aluno do curso de Engenharia de Segurança no Trabalho da Universidade Tiradentes.

Prof. Julio Pacca Rios
julio.paccarios@gmail.com / Currículo Lattes
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe (2012), pós-graduação em Sistemas de Getão da Produção pela Faculdade São Luís de França ministrado pela Estado Arte Consultoria e Treinamento. Atualmente professor substituto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe. Áreas de Interesse: Gestão de Operações e Planejamento e Controle da Produção

Prof. Dr. Luciano Fernandes Monteiro
lucianofm2007@gmail.com / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Doutor em Engenharia de Processos pela UFCG em 2012. Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB em 2005. Especialista em Engenharia de Produção pela UFPB em 2002. Especialista em Gestão Empresarial na área de Recursos Humanos pela UEPB em 1997 e graduado em Administração de Empresas pela UEPB em 1989. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe, do curso de Engenharia de Produção. Tem experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção e Administração, lecionando os seguintes componentes curriculares: Administração da Produção, Ergonomia, Gestão da Qualidade Total, Logística Empresarial, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Sistemas de Gestão dos Recursos Naturais, Engenharia do Produto, Gestão de Projetos, Saúde e Segurança no Trabalho, Administração de Recursos Materiais, Sistemas de Informação Gerenciais, Tópicos Especiais em Engenharia de Produção OMSI e Administração de Empresas.

Prof. Dr. Pedro Felipe de Abreu
deabreu.pedro@gmail.com / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado e pós-doutorado em Mechanical Engineering - University of Waterloo (1996). Atualmente é coordenador de sustentabilidade da Universidade Federal de Sergipe, professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão da informação, conhecimento e inovação , atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, sistemas de informação, tecnologia da informação, inteligência competitiva, gestão do conhecimento e gestão da inovação.

Prof. Dr. Reynaldo Chile Palomino
reychile@hotmail.com / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Ingenieria Industrial - Universidad Nacional de San Agustín (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Enxuta, Planejamento Programação e Controle da Produção, Logistica.

Prof. Dr. Richard Andres Estombelo Montesco
restomb@hotmail.com / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Titulo Profissional de Engenheiro Industrial - Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa (1991) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Doutorado Engenharia Química pela Unicamp. Pós-Doutorado Engenharia de Produção pela Ufscar. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da produção, Gerência de produção, Pesquisa operativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Procedimentos heurísticos, otimização e programação matemática, planejamento da produção, programação da produção (Scheduling), Sistemas APS (advancedplanning scheduling, CBS (constraint based search), sistemas de informação logística, cadeia de suprimentos (Supply chain).

Prof.ª Dr.ª Simone de Cássia Silva
scassia@gmail.com / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Sergipe. Em 2011 assumiu a Coordenação do Núcleo de Engenharia de Produção de Sergipe e em 2012 foi nomeada pelo reitor como Coordenadora do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia e do Núcleo de Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em: inovação, gestão do conhecimento, ergonomia e segurança do trabalho.

Prof.ª Dr.ª Veruschka Vieira Franca
veruschka@ufs.br / Currículo Lattes / Página do SIGAA
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é adjunto III da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção e Sistemas de Qualidade. Professora do programa de mestrado em administração da UFS desde 2011, atuando na linha de pesquisade gestão da inovacao e tecnologia. Em 2012 realizou pos-doutorado em Gestão em Engenharia de Sistemas naUniversity College London.

Notícias