Histórico

O surgimento, podendo também ser dito como o nascimento, do curso de Engenharia de Produção, iniciou-se com a ideia da criação de um Polo de Novas Tecnologias no final dos anos 90, sendo um dos idealizadores o Prof. Dr. José Manuel Pinto Alvelos. Nascimento por ser algo que antes da concretização deve-se ter todo um preparo e espera para então ser concretizado e mesmo assim devendo ser constantemente evoluído em saberes e aprendizados.

Entretanto, ainda sem a formação do curso propriamente dito, foi somente com a implementação do Plano de Expansão da UFS, dada a condição favorável do governo na época, e ocorrida na gestão do Prof. Josué Modesto dos Passos Subrinho (2004-2008 e 2008-2012) que surgiram os primeiros autores relacionados diretamente ao planejamento e implementação do curso de Engenharia de Produção, aqui podendo ser salientado novamente o Prof. Dr. José Manuel Pinto Alvelos como também do Prof. Dr. José Ricardo Santana, ambos do curso de Economia, ideia alinhada inicialmente ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com intenções de fortalecimento da equipe de economia, administração e gestão de negócios. Posteriormente, houve a participação de outros professores para a efetividade da proposta, como do Prof. Dr. Marco Antonio Jorge, do curso de Economia bem como da Prof.ª Dr.ª Ledjane Silva Barreto, atualmente do curso de Engenharia de Materiais. A Prof.ª Dr.ª Veruschka Vieira Franca foi convidada a se somar a esse grupo quando no momento da elaboração do projeto pedagógico do curso no ano de 2006. Naquela ocasião deu-se início a várias reuniões para construção de um projeto pedagógico que fosse compatível com o perfil esperado para o egresso do curso, bem como com as disciplinas existentes na Universidade e também, com a grade dos novos cursos de engenharia que estavam sendo criados naquele momento: engenharia de materiais e engenharia mecânica.

Dessa forma, o que era um sonho se tornou realidade, após alguns anos de constante expectativa, com planos para contratação de professores e aquisição de infraestrutura ao longo dos primeiros 5 (cinco) anos de criação do curso. Para receber o curso foi então criada uma estrutura acadêmico-administrativa, denominada Núcleo de Engenharia de Produção (NPR) lotada no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Dessa forma o curso não estaria vinculado a um departamento já existente na UFS, ele seria independente como um núcleo, algo incomum na época em especial para um curso recém-criado. Foi no ano de 2006 que nasceram os primeiros núcleos da UFS (estruturas que ainda não tem os requisitos para serem departamentos e são dependentes dos respectivos centros), sendo o Núcleo de Engenharia de Produção um deles, denominada NPR.

Com o Núcleo de Engenharia de Produção criado, a Prof.ª Dr.ª Veruschka Vieira Franca recebe a missão de coordenar o curso com o Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva como vice no início ano de 2007, estando estes professores vinculados ao Departamento de Administração e ao Departamento de Economia, respectivamente.

Em 2008 é realizado o primeiro concurso, tendo assim, a contratação da primeira servidora efetiva do NPR, a Profª. Drª. Simone de Cássia Silva, em junho de 2008. Em outubro deste mesmo ano é feita a transferência do Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva e da Prof.ª Dr.ª Veruschka Vieira Franca, os quais passam a integrar o corpo docente do NPR. E em dezembro é contratado o primeiro técnico-administrativo do NPR, Marcos José Ribeiro Barreto.

Desde sua criação o NPR ficou alocado no prédio de Administração Departamental I, numa sala de professores do Departamento de Administração. Aproveita-se a oportunidade para agradecer ao Prof. Dr. Eduardo Alberto da Silva Farias, chefe deste departamento na ocasião, que cedeu o espaço.

Porém, com a realização de novos concursos que resultaram na contratação de novos professores em 2009, Prof.ª Dr.ª Andrea Cristina dos Santos, Prof. Dr. Wladimir Tadeu Viesi e Prof. Dr. Reynaldo Chile Palomino, havia a necessidade de um maior espaço físico para comportar o corpo docente. Assim, em maio de 2009 é inaugurado o Prédio Multidepartamental para alocar o Núcleo de Engenharia de Produção, o Núcleo de Geologia e o Núcleo de Engenharia Mecânica, bem como a partir desta época ficando lotado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

Desde então o Núcleo de Engenharia de Produção cresceu e houve novas contratações: em 2011 o Prof. Dr. Luciano Fernandes Monteiro e o Prof. Dr. Celso Satoshi Sakuraba; em 2012 o Prof. Dr. Richard Andres Estombelo Montesco e o Prof. Dr. Pedro Felipe De Abreu; em 2013 o Prof. Dr. Daniel Pereira da Silva e o Prof. MSc. Thomas Edson Espindola Goncalo; em 2014 a Prof.ª Isabelly Pereira da Silva, o Prof. MSc. Cleiton Rodrigues de Vasconcelos e o Prof. Emerson Cleister Lima Muniz.

Também houve desligamentos do NPR, porém cada servidor, professor ou técnico, deixou seu marco na história do núcleo e contribuiu para o seu crescimento. Assim, como os professores substitutos que já fizeram parte do NPR, o Prof. André Maciel Passos em 2011 e o Prof. Emerson Cleister Lima Muniz em 2012, também deixaram sua contribuição.

Os alunos do NPR também se mostraram interessados com o crescimento do núcleo, o que mostra a idealização e realização do Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe (SIMPROD) em 2008 que teve como coordenadora a Prof.ª Dr.ª Veruschka Vieira Franca. A interação entre os estudantes levou à criação do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAEPro) em 2009, com o aluno Bruno Almeida do Reis como presidente. Em 2013 foi criada também a Empresa Júnior do curso, a Impacto Consultoria, tendo como presidente o aluno Vitor Ferreira Biegler.

Com toda esta união de forças, em 2014, na gestão do reitor Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli, o núcleo atingiu os requisitos para se tornar departamento e, com a coordenação do Prof. Dr. Richard Andres Estombelo Montesco, tem-se a departamentalização em 28 de novembro de 2014 em que se formalizou o Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe, denominado como DEPRO.

Texto da autoria de Prof.ª Isabelly Pereira da Silva e Prof. Dr. Daniel Pereira da Silva com consulta ao Prof. Dr. José Ricardo Santana e à Profª Dr.ª Veruschka Vieira Franca, apresentado na abertura do VII Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe (SIMPROD 2015) como comemoração do aniversário de 1 ano da criação do Departamento de Engenharia de Produção (28 de novembro de 2014) e homenagem aos colaboradores da implementação do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Sergipe.

Notícias