Guia do Calouro

Este documento tem por finalidade integrar o estudante calouro ao contexto universitário, esclarecendo alguns dos principais pontos da estrutura curricular do curso de Engenharia de Produção. Esperamos que as orientações e recomendações aqui explanadas possam ser levadas para toda a sua vida acadêmica.

Regulametação

O Curso de Graduação em Engenharia de Produção, como qualquer outro curso em uma universidade federal, é regido por um conjunto de resoluções que regulamentam o Projeto Pedagógico do curso e normatizam as atividades de Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares. Todas as resoluções podem ser baixadas na página do SIGRH da UFS, onde o aluno também pode baixar as resoluções gerais da UFS. Para facilitar o acesso, na aba "Resoluções" estão listadas as principais resoluções que são de interesse do aluno do curso de Engenharia de Produção

Curso de Graduação em Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção da UFS tem sua estrutura curricular definida pelo Projeto Pedagógico do Curso (Resolução nº 162/2009/CONEPE). O curso apresenta uma carga horária de 3.870 horas, que equivalem a 258 créditos, divididos em:

  • 238 créditos obrigatórios;
  • 16 créditos optativos;
  • 4 créditos de atividades complementares.

A estrutura curricular completa pode ser visualizada aba "Currículos", que mostra as disciplinas por período letivo juntamente com suas ementas. Pode-se também consultar a Resolução nº 162/2009/CONEPE que aprova o Projeto Pedagógico do curso.

Os créditos obrigatórios contemplam os componentes curriculares de disciplinas e atividades. As disciplinas são divididas em disciplinas de conteúdos básicos e de conteúdos profissionalizantes. Já as atividades contemplam o estágio curricular supervisionado obrigatório e o trabalho de conclusão de curso que é dividido em duas partes:

  • 218 créditos de disciplinas obrigatórias;
  • 12 créditos de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório;
  • 4 créditos de Trabalho de Conclusão de Curso I;
  • 4 créditos de Trabalho de Conclusão de Curso II.

Créditos Obrigatórios, Optativos, Eletivos e Complementares

Os créditos referentes às disciplinas optativas podem ser adquiridos pelo aluno através da escolha de disciplinas dentro da lista de disciplinas optativas do curso, disponível no Projeto Pedagógico. Segundo a resolução do Reuni (Resolução nº 21/2009/CONEPE), é possível substituir disciplinas optativas por eletivas (que compreendem qualquer disciplina da UFS, sujeitas à aprovação em reunião de Conselho) até um limite e 8% da carga horária total do curso.

Os créditos de atividades complementares são constituídos por atividades extracurriculares realizadas no decorrer do curso de acordo com o interesse e a preferência do aluno. Cabe ressaltar que essas atividades são importantes não só porque o aluno é ‘obrigado’ a fazer para integralizar os créditos complementares, mas porque são importantes para a formação profissional e pessoal do aluno. É interessante para o aluno estar comprometido com esse tipo de atividades desde o início do curso, além de que tais atividades podem gerar frutos, como artigos e patentes para o seu currículo.

Estrutura Administrativa

O Departamento de Engenharia de Produção é uma estutura administrativa, chefiada pelo chefe do departamento, que tem por finalidade gerir a oferta disciplinas que são de sua competência, podendo estas serem destinadas aos diversos cursos da Universidade Federal de Sergipe. O órgão normativo de um departamento é o chamado Conselho Departamental, cujas reuniões são presididas pelo chefe do departamento. O Conselho Departamental é responsável pelas decisões relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão do departamento.

O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Produção é o órgão reponsável pelas decisões relacionadas aos alunos do curso cujas reuniões são presididas pelo coordenador do curso. Fazem parte do colegiado docentes de departamentos que ofertam grande parte das disciplinas obrigatórias do curso e representantes discentes. No Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Produção há representação de docentes do Departamento de Engenharia de Produção, Departamento de Matemática, Departamento de Engenharia Mecânica e Departamento de Engenharia Química.

Atividades Extracurriculares

A vida acadêmica do aluno não está limitada apenas à grade do curso. Há também atividades extracurriculares, cujas importâncias o aluno deve ter ciência desde o início do curso. Além das atividades já citadas que são reconhecidas como Atividades Complementares e podem ser convertidas em créditos, podem-se citar outras atividades que também podem acrescentar experiência para o aluno:

  • Monitoria;
  • Centro Acadêmico de Curso;
  • Representação Discente em Colegiado;
  • Empresa Júnior.

Estas atividades, apesar de não integralizarem o histórico curricular em forma de créditos complementares, podem se mostrar importantes para a formação do aluno, desenvolvendo habilidades como atuação em grupo. Para o caso de Monitoria, é possível converter em créditos optativos (por isso não pode converter em créditos complementares). Para o caso de Representação Discente em Colegiado, o aluno se torna membro do Colegiado de Curso participando das reuniões com direito a voz e voto. Os representantes são escolhidos pelos demais alunos do curso por eleição com mandato de 1 ano, renovável por igual período.

Programas Acadêmicos

O aluno poderá participar de Programas Acadêmicos sob a forma de bolsista remunerado ou bolsista voluntário. Para isto o aluno deve estar atento à abertura dos editais para se inscrever devendo passar por um processo de seleção. Os programas são:

  • Programa de Monitoria
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX)

Programas de Assistência Estudantil

A UFS a partir da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST) oferece aos alunos a possiblidade de aderirem a Programas de Assistência Estudantil. Mais informações sobre os programas podem ser encontradas no site da PROEST (http://proest.ufs.br) que também explica qual procedimento o discente deve seguir para obter as bolsas.

  • Programa de Residência Universitária: assegura moradia, com residência diferenciada para homens e mulheres, e auxilia financeiramente discentes que residem em cidades distantes do campus que frequentam.
  • Programa Bolsa Alimentação: tem por finalidade assistir aos estudantes em suas necessidades de alimentação básica de modo a contribuir para a sua permanência nesta universidade.
  • Programa Bolsa Trabalho: direciona os discentes a realizarem atividades nos setores da UFS para apoiar os serviços administrativos com a finalidade assegurar complementação de renda destes estudantes.

Os programas citados anteriormente, são de responsabilidade da PROEST com prazos predefididos para inscrição e o beneficiado irá receber o auxílio mensalmente. Já o Programa descrito a seguir pode ser solicitado no decorrer do ano e o auxílio é dado individualmente (em uma única parcela) para cada eveto solicitado.

  • Programa Bolsa Viagem: auxílio financeiro para os estudantes regularmente matriculados em um curso de graduação da UFS destinado à participação em eventos técnicos, científicos, culturais, esportivos e artísticos prioritariamente para a apresentação de trabalhos ou reuniões acadêmicas fora do Estado de Sergipe.

Além desses programas, pode-se citar ainda, como um dos benefícios disponibilizados ao aluno pela universidade, a concessão de transporte para eventos e visitas técnicas em todo o país. Os alunos interessados devem solicitar ao DEPRO para que se faça a requisição à universidade, que se responsabilizará pelo transporte com os ônibus disponíveis da UFS.

Notícias