Guia sobre Estágio Supervisionado

Estágio curricular supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade prática e supervisionada que prepara os estudantes para o mercado de trabalho, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos em um ambiente profissional. Supervisionado por um profissional da área e por um professor da UFS, ele se divide em dois tipos:

  • Obrigatório: Realizado para cumprir o componente curricular obrigatório EPROD0054 - Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção, necessário para a conclusão do curso e obtenção do diploma.
  • Não Obrigatório: Complementar à formação, realizado por escolha do aluno e podendo ser aproveitado como "Atividades Complementares".

Coordenação, Orientação e Supervisão

Coordenador de Estágio do Centro: Docente da UFS e membro da Comissão de Estágio Curricular de Centro (COECC/CCET). Contato: link https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/centro/secao_extra.jsf?lc=pt_BR&id=80&extra=371875882

Coordenador de Estágio do Curso: Docente do DEPRO responsável pelo gerenciamento dos estágios dos alunos de Engenharia de Produção. Contato: link https://depro.ufs.br/pagina/20507

Orientador Pedagógico: Docente do DEPRO responsável pelo acompanhamento do estágio obrigatório e avaliação do seu desempenho.

Supervisor Técnico: Profissional da concedente responsável pelo acompanhamento do estágio obrigatório e avaliação do seu desempenho.

Formalização do estágio

Todo o processo de estágio, obrigatório ou não-obrigatório, deverá ser formalizado por meio do SIGAA. A formalização do estágio ocorre em duas fases: disponibilização e cadastro na vaga de estágio pelo SIGAA; e, validação e homologação do estágio.

Disponibilização e cadastro na vaga de estágio pelo SIGAA

Cadastro da Instituição Concedente (ou Agente de Integração): A empresa ou agente de integração deve estar cadastrada no SIGAA. Caso não esteja, deve-se realizar o cadastro para divulgar vagas e assinar os termos de compromisso dos estágios ofertados.

Disponibilização da vaga: A empresa (ou Agente de Integração) irá inserir no SIGAA informações sobre a vaga (descrição das atividades, carga horária, supervisor).

Inscrição do aluno na vaga: O aluno deverá se candidatar à vaga em: Portal Discente > Estágio > Mural de Vagas > localizar oferta desejada > visualizar oferta clicando no ícone da luneta > realizar inscrição.

Seleção e cadastro do aluno na vaga: Cabe à empresa realizar o processo seletivo dos candidatos e cadastrar o aluno aprovado para o estágio. Para acompanhar o resultado da seleção acesse: Estágio > Minhas Inscrições em Ofertas de Estágio.

Caso o aluno tenha dúvidas durante essa fase, a Coordenação da Central de Estágios (CENEUFS) é responsável por fornecer o suporte necessário. Contato: https://proex.ufs.br/pagina/18183

Também é importante consultar as informações disponíveis na página da Coordenação Geral de Estágios (link). Essa página apresenta a Lista de Instituições de Estágio Cadastradas, Informações sobre Formalização de Convênios, Convênio de Estágio Curricular não Obrigatório, Convênio de Estágio Curricular Obrigatório, entre outras informações relevantes.

Validação e homologação do estágio

Análise gestor: Após o cadastro do aluno na vaga de estágio, o processo segue para a análise gestora, em que a Coordenação da Central de Estágios (CENEUFS) irá validar o estágio. Caso haja alguma inconsistência na solicitação de estágio, poderão ser solicitadas correções.

Análise pedagógica: Após a validação da Central de Estágios, o processo segue para a análise pedagógica, que é responsabilidade da Coordenação de Estágio do Curso de Engenharia de Produção. Nesta fase, a coordenação de estágio do curso dará o parecer sobre a solicitação de estágio e indicará um professor do DEPRO para ser o orientador de estágio. 

O aluno poderá sugerir o orientador de estágio em casos específicos de que o estágio faça parte de um projeto de pesquisa ou extensão do docente ou com o qual já tenha desenvolvido atividades relacionadas ao referido estágio. Essa indicação deve ser feita através de envio de e-mail para estagio.depro@academico.ufs.br (com cópia para o docente orientador), com o prazo de até 01 (um) dia após a inscrição na vaga.

Serão verificadas se as informações do estágio estão adequadas com as exigências do curso para homologação do estágio:

  • O horário do estágio não pode coincidir com os horários das disciplinas do curso, visto que o estágio não obrigatório não pode prejudicar o andamento regular do curso.não prejudique as suas atividades normais de integralização de seu currículo, dentro dos prazos legais. Para tanto, deve-se considerar o horário das aulas do DEPRO e as exigências descritas no item 7.2.3.1 do Manual de Estágio (link).
  • A descrição das atividades deve ser clara e específica, evidenciando como as funções desempenhadas se alinham diretamente às competências do curso de Engenharia de Produção. Atividades genéricas ou que não se relacionem diretamente com o curso podem resultar em pendências, necessitando de ajustes.
  • Para estágio na modalidade OBRIGATÓRIO, o aluno deve ter o pré-requisito exigido de 2700 (duas mil e setecentas) horas da grade de disciplinas do curso.

Análise empresa: Após a homologação da coordenação de estágio do curso, o processo segue para a empresa inserir os dados do seguro para que os demais envolvidos possam assinar o Termo de Compromisso. Após a inserção dos dados do seguro, o status do estágio será alterado para “PENDENTE DE ASSINATURA”. Nesse momento, os envolvidos no processo de estágio (estagiário/a, concedente, orientador/a e pró-reitor/a de extensão) devem assinar eletronicamente o termo de compromisso. Após assinaturas, o status do estágio será alterado para “APROVADO”  .

Aditivo e rescisão

Modificações de algumas condições do estágio já formalizado podem ser feitas por meio de um aditivo. Algumas situações que podem exigir um aditivo são: alteração da modalidade do estágio (obrigatório/não obrigatório); e, prorrogação do período de vigência. O aditivo deve ser formalizado por meio do SIGAA e irá passar novamente pelas etapas de validação, homologação e assinaturas dos envolvidos no processo de estágio (estagiário/a, concedente, orientador/a e pró-reitor/a de extensão). 

A rescisão do estágio ocorre quando há a necessidade de encerrar o vínculo de estágio antes do período previsto. A rescisão deve ser formalizada por meio do SIGAA para evitar pendências no histórico.

Gerenciamento do estágio via SIGAA

No portal do discente, você pode acessar a área de estágio para gerenciar os estágios, assinar o termo de compromisso, preencher relatórios e acompanhar o andamento do estágio.

Assinatura do termo de compromisso via SIGAA

Após todas as etapas de cadastramento, validação e homologação, o termo de compromisso será gerado automaticamente no SIGAA será requerida as assinaturas dos envolvidos no processo de estágio (estagiário/a, concedente, orientador/a e pró-reitoria de extensão) para formalização do estágio.

Prazo: até 01 (um) dia antes do início do estágio no caso do termo de compromisso.

Acompanhe e cobre as assinaturas dos envolvidos no SIGAA, acessando: Portal do Discente > Estágio > Gerenciar estágios > localizar o estágio > menu de opções > acompanhar assinaturas.

Caso o prazo de assinatura do Termo de Compromisso for perdido por algum dos componentes do estágio:

O referido estágio deve ser ALTERADO ou CANCELADO (e cadastrado um outro estágio) DIRETAMENTE pelo Orientador(a) do Estágio.
OBS: Lembrando que o sistema só permite cadastrar e alterar a data de início de um estágio, com um mínimo de 5 dias úteis da data do cadastro/alteração. Por exemplo, cadastrando ou alterando um estágio no dia 10 de maio de 2021, o sistema só aceitará como data de início do estágio, a partir do dia 17 de maio de 2021, para que haja tempo hábil para assinatura de todas as partes.

Relatório-formulário de estágio

Durante o estágio, você deve preencher os relatórios de acompanhamento, que são gerados automaticamente a cada 5 meses no SIGAA. Além disso, ao final do estágio, deve ser gerado o Relatório Final.

Parcial: Gerado automaticamente a cada 5 meses a partir do início da vigência do estágio.

Final: Ao final da vigência ou cancelamento antecipado do vínculo

É importante preencher os relatórios no prazo para evitar pendências que dificultem modificações no estágio, como prorrogação ou cancelamento e liberar a emissão do certificado de estágio. Além disso, como para solicitar a colação de grau o aluno não pode ter nenhuma pendência no SIGAA, o que inclui os relatórios de estágio, a falta de regularização pode ocasionar o atraso da obtenção do diploma e perda de oportunidades profissionais.

Acompanhe e cobre os preenchimentos dos relatórios no SIGAA pelo supervisor de campo e orientador, acessando: Portal do Discente > Estágio > Gerenciar Estágios > localizar o estágio. Se houver pendência de relatório, haverá o ícone das “setinhas verdes”.

Registro do estágio obrigatório no currículo acadêmico

Solicitação de matrícula no componente curricular de estágio

Após a assinatura do termo de compromisso, deve-se solicitar a matrícula na disciplina no componente curricular de estágio para o seu aproveitamento e inserção no seu histórico curricular. A solicitação deve ser feita por meio do Requerimento de matrícula em estágio obrigatório (Mensagem DEPRO 010).

O componente curricular EPROD0054 representa 180h na CH total do aluno no semestre. Dessa forma lembramos que a CH máxima do aluno, por semestre, é de 570 horas, conforme Art 7.o da RESOLUÇÃO No 60/2017/CONEPE.

Prazo: Até 7 dias após a assinatura do termo de compromisso.

Modelos e instruções estão disponíveis em: DEPRO > Área do aluno > Modelos e Formulários.

Solicitação de consolidação do componente curricular

A solicitação de consolidação do componente curricular “Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção” deverá ser feita por meio do Termo de Entrega de Relatório de Estágio (Mensagem DEPRO 012) ao qual deverão ser anexadas as Fichas de Avaliação do Supervisor de Campo e do Orientador e o Relatório Final já analisado e aprovado por eles.

Prazo: Até 15 dias após o cumprimento da carga horária mínima ou o início do período letivo seguinte, se coincidir com o recesso.

Modelos e instruções estão disponíveis em: DEPRO > Área do aluno > Modelos e Formulários.

O não envio dos relatórios, nos prazos definidos, implicará na reprovação com nota final 0,0 (zero) pelo não cumprimento dos requisitos de avaliação.

A avaliação final do estágio curricular obrigatório se dará pelo somatório dos três itens de avaliação apresentados:

avaliação do Supervisor Técnico (40%);
avaliação do Supervisor Pedagógico (40%), e,
avaliação do Coordenador da Comissão de Estágio (20%).

Aproveitamento de estágio não obrigatório para obrigatório

 

O aluno tem um estágio não obrigatório em andamento, poderá utilizá-lo para cumprir estágio obrigatório de duas formas:

Termo aditivo para mudança de modalidade de estágio. O aditivo deve ser formalizado por meio do SIGAA e irá passar novamente pelas etapas de validação, homologação e assinaturas. Após formalização, para todos os efeitos, o estágio passa a ser obrigatório e o aluno poderá requerer a matrícula normalmente.

Aproveitamento de estágio não obrigatório para obrigatório. Em casos específicos em que a empresa se recuse a alterar a modalidade de estágio formalmente via termo aditivo, o estágio poderá ser aproveitado através do envio do Requerimento de aproveitamento de estágio não obrigatório para obrigatório (Mensagem DEPRO 010).

Fluxograma

Memorando Eletrônico - DELIB

IN 001/2021/DEPRO Conversão de Estágio

Modelo Relatório Estágio Supervisionado

FAQ Coordenador Estágio

FAQ Orientador Estágio

Termo de Ciência de Riscos em Cenários de Práticas

Notícias